No nosso primeiro dia de aula no CAp ficamos encantados com a recepção de um bando de caturritas que vivem por lá. Elas construíram ninhos que são verdadeiros condomínios na quadra coberta da escola. A partir desse dia, nossas idas para o refeitório sempre são muito esperadas pela oportunidade de observarmos as caturritas em seus ninhos. Isso foi dando a nossa profe algumas pistas daquilo que poderia se instituir como nossa primeira pesquisa na escola e para muitos, na própria vida. O tempo foi passando e um dia vimos algo que nos surpreendeu:
Pois é, as pombas começaram a dividir espaço nos ninhos com as caturritas. Criamos diversas hipóteses para responder essa questão, como:
"Acho que as pombas estão na casa das caturritas porque com a chuva (choveu bastante na semana anterior) a casa delas se destruiu".
"Eu acho que elas são vizinhas e moram juntas".
"As pombas e as caturritas são irmãs".
"As caturritas foram embora e alugaram para as pombas".
"As pombas são preguiçosas porque não fizeram o ninho, pegaram da caturrita".
Buscando iniciar nossa pesquisa e responder à questão: "Por que as pombas estão usando os ninhos das caturritas?" combinamos uma saída de campo pela escola com os profes da Biologia, Taís e Felipe. Obtivemos muitas informações que nos serão muito úteis e já começamos a pensar nos próximos passos, em outras perguntas... Nossa! Somos muito curiosos!!!
Na sala de aula a professora Daiane sistematizou conosco nossos aprendizados do dia, em uma conversa. Para nossa alegria, os pica-paus foram nos visitar bem próximos a janela da sala. Registramos nossa saída de campo em forma de desenhos (aqui reproduzidos de forma parcial, porque a folha era tamanho A3). Aguardamos comentários!!!