quinta-feira, 29 de março de 2012

Nosso corpo e o do Maneco são iguais?

Hoje, dando continuidade ao trabalho com a história do Maneco, desenhamos um menino e uma menina para compararmos o nosso corpo com o corpo do boneco feito de objetos. Foi uma verdadeira "algazarra" mas a profe achou super divertido ver como trabalhamos em grupo. As meninas se preocuparam mais com os detalhes e dividiram com mais facilidade as tarefas do desenho. Já os meninos foram um pouco mais agitados, mas também tiveram um bom desempenho. No final, tínhamos dois cartazes lindos expostos na nossa sala.






Maneco, caneco, chapéu de funil

Essa semana a profe nos contou a história Maneco, caneco, chapéu de funil de Luís Camargo. Adoramos a história e pedimos que ela contasse de novo. O Maneco ficou pendurado na nossa sala. Nós fizemos nossos Manecos com papel colorido, tesoura e cola. Foi um trabalho muito legal. Agora, estamos trabalhando as palavras da história e ganhamos um tema para a próxima semana: construir com a família um boneco usando objetos variados e/ou sucata. A profe está ansiosa para ver nossos lindos trabalhos!!!









terça-feira, 27 de março de 2012

UCA

Hoje usamos nossos computadores do programa Um Computador por Aluno pela primeira vez. Nos saímos muito bem e fomos além daquilo que a profe havia planejado para a aula. Somos ótimos com a tecnologia, antenados, espertos... Exploramos o Tux Paint e realizamos desenhos livres. Alguém se deu conta de que dava para tirar fotos com o computador e ficamos um tempão fazendo pose na frente da tela. A profe acabou posando para muitas fotos conosco. Tivemos a ajuda maravilhosa da Professora Mônica e dos monitores Pedro e Matheus (que foi nosso fotógrafo hoje). Já estamos ansiosos esperando o próximo dia em que usaremos nossos "uquinhas" de novo!!!














quinta-feira, 22 de março de 2012

Iniciação Científica

No nosso primeiro dia de aula no CAp ficamos encantados com a recepção de um bando de caturritas que vivem por lá. Elas construíram ninhos que são verdadeiros condomínios na quadra coberta da escola. A partir desse dia, nossas idas para o refeitório sempre são muito esperadas pela oportunidade de observarmos as caturritas em seus ninhos. Isso foi dando a nossa profe algumas pistas daquilo que poderia se instituir como nossa primeira pesquisa na escola e para muitos, na própria vida. O tempo foi passando e um dia vimos algo que nos surpreendeu:


Pois é, as pombas começaram a dividir espaço nos ninhos com as caturritas. Criamos diversas hipóteses para responder essa questão, como:
"Acho que as pombas estão na casa das caturritas porque com a chuva (choveu bastante na semana anterior) a casa delas se destruiu".
"Eu acho que elas são vizinhas e moram juntas".
"As pombas e as caturritas são irmãs".
"As caturritas foram embora e alugaram para as pombas".
"As pombas são preguiçosas porque não fizeram o ninho, pegaram da caturrita".
Buscando iniciar nossa pesquisa e responder à questão: "Por que as pombas estão usando os ninhos das caturritas?" combinamos uma saída de campo pela escola com os profes da Biologia, Taís e Felipe. Obtivemos muitas informações que nos serão muito úteis e já começamos a pensar nos próximos passos, em outras perguntas... Nossa! Somos muito curiosos!!!








Na sala de aula a professora Daiane sistematizou conosco nossos aprendizados do dia, em uma conversa. Para nossa alegria, os pica-paus foram nos visitar bem próximos a janela da sala. Registramos nossa saída de campo em forma de desenhos (aqui reproduzidos de forma parcial, porque a folha era tamanho A3). Aguardamos comentários!!!