Nossas atividades de Iniciação Científica desta semana foram muito produtivas!!! Na companhia das Professoras Daiane e Joana, pegamos as pranchetas e fizemos mais uma saída de campo no pátio da escola. Pegamos as pranchetas e fomos observar as aves. Como ainda estamos aprendendo a escrever, alguns de nós fizeram os registros através de desenhos. Outros, ficaram o tempo todo tentando escrever e perguntando para as profes como se escrevia cada palavra. Na volta da saída de campo, as profes colocaram no computador nossas fotos e projetaram no quadro. Olhando as imagens, passamos a discutir sobre as informações coletadas. A profe Laura se juntou a nós e nos filmou imitando como as aves caminham. Foi muito divertido! No outro dia, com a ajuda da profe Daiane, fizemos um texto coletivo que ficou assim:
Ontem saímos da sala para olhar os pássaros. As primeiras aves que vimos foram os quero-queros. Observamos que aves têm duas patas. Elas possuem asas e bico. O corpo das aves é coberto de penas.
Conversamos e chegamos à conclusão de que algumas aves voam e outras não voam. Os filhotes das aves nascem de ovos.
Vimos vários ninhos de aves diferentes. O ninho do quero-quero é feito em um buraco no chão. Achamos, numa árvore, um ninho de gravetos finos e folhas secas, de uma ave desconhecida. Olhamos para o prédio da escola e vimos uma casinha de joão-de-barro. Ela é feita de barro. Descobrimos que o joão-de-barro faz a casa com barro molhado, porque tinha chovido e vimos ele juntando barro com o bico. Vimos os ninhos das caturritas, que são grandes e feitos de galhos. Elas vivem em grandes grupo. Estamos pesquisando as aves porque as pombas estão no ninho das caturritas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário